Rodovias

O bairro é servido pela Estrada do Galeão, principal via de acesso que, graças à Linha Vermelha , coloca a Ilha a 30 minutos da Zona Sul do Rio de Janeiro. O grande marco do desenvolvimento da Ilha, porém, foi a construção das pontes, ligando a Ilha do Governador à do Fundão e essa ao continente, em 1949.

A Ilha possuía um sistema de bondes, atualmente desativado, mas uma das estações, a Estação de Bondes de Santa Cruz, permanece no Cocotá.

Ainda assim, a inexistência de uma saída alternativa à Estrada do Galeão, mesmo que fosse um corredor segregado de ônibus, provoca grandes prejuízos aos habitantes que em algumas situações chegam a perder horas em engarrafamentos sem alternativa.

Atualmente o acesso por transporte público para a Ilha do Governador é seu maior problema, fruto de poucas opções, causadas pela restrição de mais opções de transportes por ônibus e de linhas alternativas, consentida por órgãos municipais. Com isso há poucas (e as vezes nenhuma) opções de linhas para alguns lugares fora da Ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário